Pode ser este e mais tarde talvez mais dois

A Teoria das Cores

Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor — sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.

in Os Passos em Volta, Herberto Helder

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Porquê Charneira?


Charneira is a portuguese word from the French charnière [ʃarnjεr], a set of pieces that hinge around a common axis; a hinge; the extremity of the strap where you sew the buckle; by ext. the point of junction of two or more things.

Charneira is a turning point, the moment something becomes the other. A point of evolution and mutation. The point is insignificant if you don't consider what it itself means. Geometrically it is an axis positioned where two planes intersect. A hinge that serves only the rotation of the causing it to open and close, separating it from the wall. And it is this change that matters, the transition from white to black bypassing any shade of gray. Hinges every day.

Charneira é um ponto de viragem, um ponto de mudança de algo para outra coisa. Este ponto não deve ser importante, mas sim o que ele representa. Geometricamente, é um eixo de rebatimento, um eixo entre dois planos que se interseccionam. Uma dobradiça que apenas serve para fazer rodar a porta abrindo-a e fechando-a, separando-a da parede. E é esta mudança que é importante, a passagem do branco para o preto sem gradações de cinzentos. Charneiras todos os dias.

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